Vocês já pensaram em casar ou renovar seus votos, fazer uma lua-de-mel, tirar férias e passear na Florida?

Vocês já pensaram em casar ou renovar seus votos, fazer uma lua-de-mel, tirar férias e passear na Florida?

Não é uma ótima ideia? As festas de casamento estão se tornando cada vez mais caras e surge uma alternativa muito atraente de unir o casamento/renovação de votos, lua-de-mel e turismo, numa mesma viagem. 

Esse é um trend que vem crescendo, pois os casais vêm optando por se casar fora do ambiente religioso e escolhendo diferentes locais, não tradicionais, para realizarem seus sonhos.   

Se vocês vêm sozinhos, acompanhados dos filhos ou com um grupo de amigos e familiares, o processo é simples, fácil e econômico. 

Venham comigo. Vamos começar pelo lugar. 

Muitos casais preferem a praia, por ser um lugar romântico, onde as fotos saem lindas. Várias praias públicas de Cocoa Beach, perto de Orlando, até Miami, proporcionam a possibilidade de serem usadas para cerimônias. Algumas oferecem coretos ou gazebos para proteção da chuva ou do sol forte. [A foto é no Crandon Park, em Key Biscayne, FL ]
Para as pessoas que não gostam do desconforto da praia existem aqui o que nos chamamos de parks.  Esses parques não são os temáticos. Eles estão espalhados por toda Florida. Cada um tem perfil diferente, oferecendo variadas atividades. Alguns têm praia e maravilhosas áreas verdes, jardins, lagos, etc. [Esse é o Veteran’s Park, em Royal Palm Beach, FL] 
Outros lugares também são uma ótima opção, como numa residência, apartamento, club house, restaurante, casas de festas, um cantinho público, como esse da foto. [O local é a Worth Avenue, em Palm Beach, FL] 

 

 

Parques temáticos – A Disney® tem um departamento especializado para organizar casamentos e luas-de-mel. Só eles estão autorizados a agendar celebrações nas suas propriedades. Oferecem variados espaços dentro dos parques, em seus hoteis e no  Wedding Pavilion. Entre no site www.disneyweddings.com e faça uma simulação de valores.

 

Decoração 

Muitos desses lugares têm uma beleza natural que, por si só, já enfeita. Mas, às vezes, o sonho vai um pouco mais além e os noivos preferem um arco, flores, cadeiras, etc. Alguns lugares permitem a colocação de decoração, sem custo adicional, outros não permitem. Alguns, ainda, exigem uma licença para uso do local. Então, tudo depende… 

Comes e bebes. 

Tem casamento sem bolo? Até tem. Nos lugares públicos está autorizado levar bolo, docinhos, até uns canapés e bebida. Nesse caso, o aluguel do coreto ou gazebo é recomendado, para a preservação da comida e para manter a bebida gelada. 

A documentação para um casamento civil 

O casal vai junto a uma Courthouse (Fórum) da Flórida e solicita uma licença para se casar, apresentando somente os passaportes. Paga a taxa de $86 dólares e já sai com a licença, que e valida por 60 dias (isso só para os casais que não residem na Florida, no caso, turistas). Não se requer residência ou apresentação de documento de imigração. Turistas são bem-vindos a se casarem na Flórida. O casal tem duas opções: casar-se ali mesmo, por um funcionário da Courthouse (em Inglês ou, em alguns lugares, em espanhol), ou sair e procurar um lugar e o celebrante para se casar. 

Está na hora de encontrar o celebrante. Esse profissional é mais do que o cerimonialista, porque no estado da Flórida o notário publico, assim como as pessoas com credenciais religiosas, e outros especificados pela lei, estão autorizados a oficializar cerimônias civis de casamento. 

O celebrante oficializa o casamento, envia o documento para ser para ser inscrito nos livros da corte, e se preferirem depois para ser apostilado. 

Essa certidão de casamento poderá ser reconhecida no Brasil, num cartório local, depois da Apostille e tradução. 

Cerimônia Simbólica 

Caso vocês já tenham se casado no Brasil e queiram fazer uma celebração a dois, ou na frente de familiares e amigos, é só apresentar uma cópia ou foto da certidão de casamento.

Renovação de Votos 

Não se requer nenhuma documentação. O roteiro/script da cerimônia é bem similar ao de um casamento. 

A cerimônia

Alguns celebrantes oferecerem roteiro/script padrão, ou personalizado. Se vocês preferem uma cerimônia personalizada, devem consultar o celebrante sobre as alternativas de roteiros/scripts, para cada parte da cerimônia; ou amostras de diferentes cerimônias. Optar por manter a cerimônia romântica, falando sobre amor, amizade ou mais espiritual, com oração e bênção. 

 

Rituais – Vocês ou suas famílias podem ter pedidos específicos, a serem adicionados à cerimônia, ou seja, Arras,  Cerimônia das Areia, Cerimônia das Velas, Afirmação aos Filhos, Quebra do Copo, etc. Verifiquem com o celebrante se rituais diferenciados podem ser incluídos, ou vocês têm a liberdade de criar o seu próprio. 

 

Testemunho/Comentários sobre o serviço do celebrante – É importante ler as opiniões sobre o trabalho do celebrante e suas credenciais, para estar certo de que tudo será feito de acordo com a lei.

 

Quanto tempo vou precisar para fazer tudo isso?

Depende das suas opções. Poderá levar só 2 horas no total, incluindo visitar a Courthouse, solicitar a licença, casar e voltar à Courthouse para receber a certidão. Ou pode ser feito em três etapas. A primeira é solicitar a licença, ir até o local escolhido e, se der tempo, regressar à Courthouse no mesmo dia, ou no dia seguinte, sempre durante as horas de funcionamento da Courthouse. Para esses casamentos e renovações de votos, é sempre melhor casar durante a semana. 

 

O custo?

Ai, sim, depende. A única coisa que não muda é a taxa da Courthouse, que hoje é de $86 dólares. As outras escolhas têm muitas variantes e vocês terão de decidir o que melhor se adequa ao seu orçamento e sonho.

 

Vale no Brasil? 

Sim, vale. Se vocês forem residentes nos Estados Unidos, perguntem no consulado da sua jurisdição. 

 

Caso vocês residem no Brasil, informe-se no cartório da sua cidade. O documento que geralmente pedem é a cópia certificada apostilada, que leva mais ou menos uns 15 dias para ficar pronta. Esse documento (que necessita de tradução juramentada, a qual também precisa ser apostilada) deve ser entregue no cartório brasileiro, para oficialização do registro. 

 

Estão prontos? Vamos começar a sonhar?  

 

Cecilia Johnson é brasileira, reside nos Estados Unidos há 32 anos, é casada com o Peter há mais de 40 anos. É notária pública, premiada pelo WeddingWire e The Knot pelos seus serviços. Está quase chegando a celebrar seu milésimo casamentos/renovação de votos, todos realizadosna Florida. Ela também é uma das celebrantes da Disney e a única que fala Português, Espanhol e Inglês. Visite seu site: www.weddingsbycecilia.com

 

©Todas as fotos são de propriedade de Cecilia Johnson. Todos os direitos reservados. 

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress.com. Theme: Baskerville 2 by Anders Noren.

Up ↑

%d bloggers like this: